17 de maio – Dia Mundial da Reciclagem: Valorize quem Recicla

Catadores de materiais recicláveis da Bahia trocam experiências para enfrentar queda dos preços dos materiais

No dia mundial da reciclagem, 17 de maio, o Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC/Ba) promovem uma roda de conversa (virtual) entre os catadores e catadoras de materiais recicláveis integrantes de associações, cooperativas e autônomos do estado da Bahia, com o tema Valorize Quem Recicla.

Foto: Divulgação CAMA

Pois nos últimos meses, os catadores e catadoras de materiais recicláveis têm enfrentado bastante dificuldades por conta da queda dos valores dos materiais recicláveis.

De acordo com o levantamento feito junto às associações/cooperativas de catadores/as de materiais recicláveis e autônomos do estado houve uma redução em média de até 80% nos valores pagos pelos resíduos sólidos (papel/papelão, plásticos e metais) coletados por esses profissionais. Além disso, alguns materiais não estão sendo mais comercializados, prejudicando ainda mais a sobrevivência desses trabalhadores/as.

Neste sentido, o evento proposto pelo CAMA e o FLC-BA tem como objetivo planejar estratégias para enfrentar a queda dos preços desses materiais, por meio da troca de saberes e vivências entre os catadores e as catadoras. Vale ressaltar, que esses profissionais são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no país.

Foto: Divulgação CAMA

O Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA – é uma organização da sociedade civil situada no município de Salvador (Bahia/Brasil), fundado em 1995, que tem por missão fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos historicamente excluídos para a construção de uma sociedade economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão. Realiza essa missão por meio de programas e projetos que estão associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Skip to content