Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis apresentam propostas ao Governo da Bahia

Foto: Joá Souza/GOVBA

Durante o encontro dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da Bahia promovido pelo Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia junto com o Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis da Bahia foram apresentadas propostas de ações e políticas públicas para o Governador, Jerônimo Rodrigues , o vice-governador, Geraldo Júnior e a professora e primeira dama, Tatiana Veloso. A atividade aconteceu em Salvador, durante os dias 05 e 06 de maio.

De acordo com Joilson Santana, catador de materiais recicláveis e integrante da coordenação executiva do CAMA

O encontro alcançou seus objetivos: troca de saberes e experiências, a realização de oficinas e agenda que contarão com as seguintes temáticas: contextualização do cenário da cadeia produtiva da reciclagem na Bahia, visita a sede da cooperativa CAEC em Salvador e apresentação de propostas de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis do estado para o Governador, Jerônimo Rodrigues.

O evento contou com o apoio do Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Ministério Público do Estado e do Governo do Estado da Bahia.

Foto: Carlos Alberto

Momento histórico“! Foi assim que Jeane dos Santos, coordenadora do MNCR-BA, “pois tivemos pela primeira vez a presença do Governador e seus secretários e secretárias presentes no encontro da nossa categoria. Nessa oportunidade apresentamos nossas demandas e necessidades, pois somos profissionais que cuidam do meio ambiente e precisamos de apoio e fomento para garantir a sustentabilidade de do nosso trabalho” relatou a mesma.

Foto: Gabriel Dias

Além da participação de diversos secretários e secretárias de Estado, do Senador Jaques Wagner e outros parlamentares do legislativo municipal, estadual e federal. O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho da Bahia, Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público do Estado da Bahia.

Foto: Gabriel Dias

Uma dos momentos mais emocionantes do encontro foi a participação do grupo Mulheres de Alagados. O grupo fez a abertura da atividade cantando e encantando a todos e todas. Vale ressaltar que o trabalho dessas mulheres é fomentado por um dos programas ( Raça, Gênero e Direitos Humanos) do CAMA, através de projetos e ações desenvolvidas pelas coordenadoras executivas da instituição, Andreia do Carmo e Ana Carine Nascimento.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo