Rede CAMMPI

A Rede CAMMPI é um espaço de mobilização e ação articulada das organizações comunitárias e empreendimentos populares da Península de Itapagipe. Rede formada por 20 organizações, tais como: associações de moradores, grupos artísticos, religiosos e culturais, creches, escolas  comunitárias, grupos produtivos, entre outros.

Sua missão é “Contribuir para o desenvolvimento sustentável da Península de Itapagipe, através de iniciativas próprias e parcerias, que priorizem os interesses dos segmentos populares, em torno da construção de estratégias de desenvolvimento sustentável para a região”.

É um movimento independente, organizado por lideranças comunitárias representantes das organizações da área da Península e movimentos sociais de Salvador, atuando em um sistema de ações articuladas para o desenvolvimento local baseado no Plano Referencial de Desenvolvimento Sustentável e nos diagnósticos sociais.

Publicações da CAMMPI


Catálogo de Cultura de Itapagipe

Neste contexto de luta e resistência pela construção de uma comunidade para todas as pessoas que ali viviam, a Península de Itapagipe foi se forjando cenário de preservação, manutenção e criação de tradições culturais, que ainda hoje é mantida pela população local. Em meio às palafitas nasceram expressões, gritos, ritos e manifestações. Surgiram grupos de teatros, música, dança e capoeira, que contam a história desta comunidade. Itapagipe é dona de um dos mais importantes patrimônios culturais (material e imaterial) de Salvador. E pelos caminhos da história, esta perspectiva de cultura esteve intrínseca ao desenvolvimento local sustentável, com atenção à preservação do meio ambiente.

 A tradição cultural em Itapagipe se fortalece com os anos. A região conta com um calendário cultural diversificado, com manifestações festivas religiosas e populares.

Plano Referencial de Desenvolvimento Sustentável de Itapagipe – PRDI

Ao dar prosseguimento ao processo de desenvolvimento local que se instalou na região da Península de Itapagipe a partir de 1998, apresenta-se aqui uma segunda versão do Plano Referencial de Desenvolvimento Sustentável de Itapagipe – PRDI. Constituindo-se num instrumento balizador das ações voltadas para o desenvolvimento local, o Plano Referencial original, elaborado no ano de 2000, necessitou ser revisto ao ser concluído o seu período de vigência, previsto para cinco anos. O novo PRDI é fruto de um processo de construção coletiva, iniciado no ano de 2006 e concluído com a realização do VIIIº Encontro Anual do Fórum de Desenvolvimento de Itapagipe, realizado em dezembro de 2007, quando foi submetido à apreciação da comunidade itapagipana.

Plano Local de Cultura – PLC

O Plano representa o início de um novo ciclo de dinamização cultural na região, construído democraticamente com a sociedade civil organizada ao longo de dois anos, a partir da criação do Colegiado Local de Cultura de Itapagipe, que otimiza e amplia as construções da Subcomissão de Cultura e Informação da Rede CAMMPI. Esta, por sua vez, atua na formulação de propostas culturais para Itapagipe desde 2003. 

Este documento representa, também, uma importante contribuição à construção de políticas públicas de Cultura para a Cidade do Salvador, estimulando outras regiões administrativas a seguirem o seu exemplo.

O grande desafio foi vencido pelo envolvimento dos representantes de nossas entidades artístico culturais integrantes do Colegiado Local de Cultura e de parceiros institucionais do NAI – Núcleo de Articulação Institucional de Itapagipe.

Rede de Parceiros

Pular para o conteúdo