Primeira edição do Projeto Recicla Mais Santo Amaro

Tecnologia socioambiental de coleta seletiva solidária desenvolvida pelo Centro de Arte e Meio Ambiente – ONG CAMA para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis em grandes eventos que foi replicada na Festa da Purificação no município de Santo Amaro – Bahia.

A 1ª edição do projeto Recicla Mais Santo Amaro foi realizada durante a Festa da Purificação oportunizando aos participantes da festa, a possibilidade da destinação adequada dos resíduos sólidos, a partir da inclusão socioeconômica das catadoras (es) de materiais recicláveis da Associação de Catadores de Recicláveis de Santo Amaro – ACRESA.

Durante os 05 dias de festa da Purificação, em Santo Amaro, Catadoras (es) de materiais recicláveis integrantes da Associação de Catadoras (és) de Recicláveis de Santo Amaro – ACRESA, arrecadou meia tonelada de resíduos sólidos, sendo 369 Kg de alumínio, 107 Kg de Pet e 24 Kg de Plástico.

De acordo com Ana Lícia Morais, Secretária de Meio Ambiente de Santo Amaro, nos alegra ver que os catadores e catadoras de materiais recicláveis da ACRESA , fazendo o trabalho importantíssimo para o meio ambiente e a geração de renda para as famílias de Santo Amaro com dignidade.

Com o intuito de apontar os impactos positivos da coleta seletiva na festa da Purificação, utilizamos os eco indicadores para mensurar o impacto da meia tonelada de resíduos que foram coletados. Os dados produzidos pelo Recicla Mais Santo Amaro , apontam uma economia de : 6.945 litros de água, 1,86t de dióxido de carbono (CO2) um dos gases do efeito estufa, 130,50 litros de petróleo, 18.917,66 kWh de energia e 2,8 m³ de espaço no aterro. Ou seja, a destinação adequada dos resíduos pode reduzir os impactos ambientais relacionados à extração de recursos naturais e minerais para fabricação de novos produtos.

Para Ana Carine Nascimento, Bióloga e coordenadora executiva da ONG CAMA , relata a importância de compartilhar as tecnologias socioambientais desenvolvidas pela ONG CAMA, mas além disso o impacto na vida das catadoras e catadores de materiais recicláveis os grandes protagonistas e executores das tecnologias. Sabe o que mais me impressiona? É quando as pessoas, em especial as catadoras (os), tem conhecimento do tanto de recursos naturais e minerais foram poupados com a destinação adequando dos resíduos sólidos.

Os materiais coletados no recicla mais Santo Amaro foram comercializados diretamente para a indústria recicladora de alumínio e do plástico, o que segundo Josirene Nascimento, Secretária da ACRESA, agregou valores aos materiais coletados e que possibilitou também a melhorar o que cada catadora e catador receberiam pela sua produção. “Se fossemos vender para um atravessador perderíamos bastante, pois os valores são bem abaixo do que comercializamos na indústria” , complementou Nascimento.

A ação de Coleta Seletiva Solidária na Festa da Purificação foi realizada pela Associação de Catadores (as) de Recicláveis de Santo Amaro – ACRESA, Prefeitura de Santo Amaro através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Meio Ambiente e Recurso Hídricos e a ONG CAMA em parceria com a UFRB, Penha, Litorânea e Essência BA. e o patrocínio da Bahiagás.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo