Projeto Inédito “Micareta Sustentável e Solidária” promove inclusão de catadores(as) na Micareta de Feira de Santana

Joilson Santana, um dos idealizadores do projeto e coordenador executivo da ONG CAMA

Foram mais de 6 toneladas de materiais recicláveis coletadas pelo projeto Micareta Sustentável e Solidária, durante a Micareta de Feira de Santana – 2024.

O Projeto Micareta Sustentável e Solidária mostrou que é possível unir diversão, conscientização e responsabilidade ambiental. Pela primeira vez na Micareta de Feira, um projeto inovador marcou presença, trazendo consigo uma proposta de sustentabilidade e solidariedade sem precedentes.

Durante o período de 18 a 22 de Abril de 2024, a Central de Valorização e Inclusão dos Catadores(as) de materiais recicláveis, instalada no circuito da festa, favoreceu para que fossem arrecadados mais de 6 toneladas de materiais recicláveis. Entre os materiais recolhidos, destacam-se 4.880,31 kg de latas de alumínio e 1.434,15 kg de plásticos (PET + embalagens de plástico). Totalizando 6.314,46.

Além do resultado expressivo em termos da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, a Micareta Sustentável e Solidária também enfatizou a importância do trabalho das catadoras associadas. Elas são a maioria entre os integrantes da ARTEMARES e estiveram envolvidas em todas as áreas de operações e gestão da Central de Valorização e Inclusão dos Catadores(as) de materiais recicláveis, registrando, recebendo e armazenando os materiais coletados.

Segundo Joilson Santana, coordenador-executivo da ONG CAMA.

“A Micareta Sustentável e Solidária não apenas promove a conscientização ambiental, mas também reforça a importância das questões de gênero. Ao valorizar o trabalho das mulheres catadoras e proporcionar-lhes melhores condições de trabalho, estamos contribuindo para um futuro mais justo e sustentável. O fato da central ter sido instalada no circuito da festa favoreceu para que este número fosse tão expressivo”, destaca Santana.

De acordo com Joilson Santana, os materiais recicláveis, as latas de alumínio e os plásticos, foram destinados para empresas de reciclagem, contribuindo assim para a economia circular e a preservação do meio ambiente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto Micareta Sustentável e Solidária. Além de promover a gestão adequada de resíduos sólidos, o projeto proporcionou inclusão social e econômica para aqueles que são essenciais na cadeia de reciclagem”, afirmou.

O Micareta Sustentável e Solidária foi promovido pela Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (ARTEMARES) e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC/BA).

A ação contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria do Meio Ambiente (SEMA); Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Ministério Público do Trabalho da Bahia; da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e da empresa Sustentare.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo