Política, Democracia e Representatividade: Encontro reunirá 300 mulheres, homens e jovens negros(as) para discutir política e novos caminhos

Para estimular a participação política entre jovens, mulheres e homens negros(as), o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) promove nesta quinta e sexta-feira (29 e 30 de setembro), o encontro “Na Política, nada sobre nós, sem nós: Jovens, Mulheres e Homens Negros(as)”, que abordará temas como democracia, representatividade, participação política e novos caminhos possíveis. As atividades acontecem a partir das 13 horas, na sede da Fábrica Cultural (fim de linha da Ribeira), em Salvador, e reunirá cerca de 300 participantes durante os dois dias.

De acordo com a organização do evento, a iniciativa surgiu para estimular a participação de homens e mulheres negros(as) nos espaços políticos e de poder, garantindo uma melhor compreensão sobre a relevância dos temas no cotidiano das pessoas e comunidades. É importante destacar que a iniciativa busca pensar novos caminhos e ações de participação e inclusão de negros(as), além de criar um espaço necessário de debates e trocas de experiências entre mulheres, homens e a juventude.

O objetivo é afirmar a importância da representatividade, pertencimento, união e fortalecimento de negras e negros nestes espaços de discussão, para construção de ações estratégicas. Sendo assim, o evento configura-se como um espaço necessário de debates e trocas de experiências ao abordar temas como a superação das desigualdades, criação, promoção e fortalecimento de políticas públicas, colocando a agenda política e racial em evidência.

Realizado pelo CAMA, o Encontro contará com programação diversificada, além de uma série de atividades culturais. Confira:

Programação:
• 29/09 (quinta-feira) – Juventudes negras e a democracia: representatividade, participação na política e possíveis caminhos
13h – Inscrições;
13h30 – Bate-papo (boas-vindas, apresentação das facilitadoras(es) e das(os) candidatas(os);
15h – Lanche;
15h20 – Oficinas: Rap, Poesia criativa, Dança e Grafite;
17h20 – Apresentação dos resultados das oficinas;
18h20 – Encerramento com apresentações culturais.

• 29/09 – Mulheres negras e a democracia: representatividade, participação na política e possíveis caminhos
13h – Inscrições;
13h30 – Bate-papo (boas-vindas, apresentação das facilitadoras e das candidatas);
15h – Lanche;
15h20 – Oficinas: Canto, Poesia criativa, Dança, Grafite;
17h20 – Apresentação dos resultados das oficinas;
18h20 – Encerramento com apresentações culturais.

Apoiam a iniciativa o Fundo Brasil, Rede Cammpi (Comissão de Articulação e Mobilização da Península de Itapagipe), Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec), Odara – Instituto da Mulher Negra, Pretas no Poder e Fábrica Cultural.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundado em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. O objetivo é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Serviço
O que:
Encontro – Na Política, nada sobre nós, sem nós: Jovens, Mulheres e Homens Negros(as)
Quando: dias 29 e 30 de setembro, a partir das 13 horas
Onde: Praça Conselheiro Nabuco, nº 33, Ribeira (Fábrica Cultural)
Informações: www.cama.org.br
Instagram: www.instagram.com/ong.cama

Clube Press – Assessoria de Comunicação
Assessoria de Imprensa
Texto:
Marcos Paulo Sales (Jornalista DRT/BA 2246)
Contatos: (71) 99135-5465
E-mail: mp.sales@gmail.com

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo