Parceria entre o CAMA e Ministério Público/BA  apoia participação dos catadores/as da Bahia na Expocatadores 2022

Ao longo de quase três décadas, a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA vem desenvolvendo vários projetos, campanhas e ações na Bahia, a partir de parcerias com o poder público, iniciativa privada e sociedade civil, para fomentar o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis do estado, por meio dos seus quatro programas: Inclusão Socioprodutiva, Desenvolvimento Socioambiental, Raça, Gênero e Direitos Humanos e Educação Socioambiental e Cultura.

Desta vez, foi o projeto denominado de Catadores e Catadoras de materiais recicláveis da Bahia na Expocatadores 2022, que acontece em São Paulo, entre os dias 12 a 14 de dezembro. O intuito foi garantir a participação destes trabalhadores/as neste importante evento da categoria. O projeto conta com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA, por meio da 5ª Promotora de Justiça, sendo a responsável a Dra.Cristina Seixas Graça. “É uma tarefa institucional do Ministério Público da Bahia apoiar o trabalho das catadoras e catadores de material reciclável. Nós, como instituição que tem o dever de fazer com que a Política Pública de Resíduos Sólidos se efetive, atuamos na defesa e no apoio à estruturação das cooperativas e associações de catadoras e catadores de material reciclável”, ressaltou a Promotora.

Seixas Graça afirmou, ainda, que o apoio do Ministério Público da Bahia através da 5ª. Promotora de Meio Ambiente e Urbanismo é algo que se faz de forma cumprir o papel institucional do Ministério Público da defesa dos agentes ambientais da reciclagem, na coleta seletiva atendendo, assim, à Lei Federal 12.305/2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Para Joilson Santana, catador de materiais recicláveis e coordenador de projetos socioambientais e economia solidária do CAMA, esse projeto é importante pela necessidade de apoiar a participação dos catadores/as do estado da Bahia, no principal encontro nacional e internacional da categoria, além de fomentar a possibilidade de fortalecimento desses profissionais, através do envolvimento nas diversas atividades que serão realizadas durante a Expocatadores 2022.

A Expocatadores que nasceu em 2009 para fortalecer a importância do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT. São mais de 35 mil participantes ao longo de suas 9 edições. Além de palestras, feira de negócios e capacitações para catadores (as), diversas instituições e empresas já participaram com estandes e patrocínios. Neste ano de 2022, o evento integra uma ampla programação, com conhecimentos e conexões a serviço da Economia Circular Inclusiva e do Cooperativismo Solidário.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo