Parceria com evento vai garantir a inclusão dos catadores/as de materiais recicláveis autônomos de Salvador. Foto: Divulgação / ONG CAMA

A temporada de festas e ensaios no verão de Salvador fomenta a economia de diversos setores. Entre esses eventos temos o Mercado Iaô Verão, edição 2023 do Mercado Iaô. Com programações semanalmente nos verões de Salvador, o espaço oferece artesanato, artes plásticas, gastronomia, música, literatura da cidade e do estado, além de show da anfitriã Margareth Menezes e convidados. Sempre aos domingos, das 10h às 20h. Tudo isso em um único lugar e com entrada, parcialmente, gratuita. Entretanto, esse também é o momento em que há o fomento na geração de resíduos sólidos. Pensando na redução dos impactos socioambientais e na destinação adequada desses resíduos, a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA estabeleceu parceria com o Mercado Iaô Verão para a realização de ação inédita de coleta seletiva solidária com a inclusão dos catadores/as de materiais recicláveis autônomos de Salvador, durante a edição do evento, que começa neste domingo, 15 de janeiro de 2023, no bairro da Ribeira em Salvador-Bahia.

A ação da Coleta Seletiva Solidária incluirá os catadores/as de materiais recicláveis autônomos da Península de Itapagipe, em Salvador-Ba, ou seja, aqueles que não fazem parte de associações/cooperativas. Segundo Joilson Santana, catador de materiais recicláveis e coordenador de projetos socioambientais e economia solidária do CAMA, os catadores/as autônomos são a maioria na capital baiana, porém trabalham ainda em condições de vulnerabilidade socioeconômica e convivem com diversas violações de direitos. Para Santana: “é importante que hajam iniciativas como essa, da Coleta Seletiva Solidária no Mercado Iaô Verão, pois podem e devem ser replicadas nos diversos eventos, que acontecem na cidade, durante o verão e ao longo do ano, pois é fundamental que a promoção da sustentabilidade com a inclusão socioeconômica dos catadores/as”, destaca.

O CAMA é uma Organização Não Governamental do estado da Bahia, que vem desde a década de 90, desenvolvendo vários projetos, campanhas e ações na Bahia, a partir de parcerias com o poder público, iniciativa privada e sociedade civil, para fomentar o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis autônomos e cooperativados do estado da Bahia, por meio dos seus quatro programas: Inclusão Socioprodutiva, Desenvolvimento Socioambiental, Raça, Gênero e Direitos Humanos e Educação Socioambiental e Cultura.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo