Trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis contribui para mitigação das mudanças climáticas

É fundamental o desenvolvimento de ações que contribuam para redução de emissões de CO₂. A exemplo, do trabalho desempenhado pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos (aqueles/as que não fazem parte de associações/cooperativas), pois ao destinarem os resíduos sólidos para reciclagem, colaboram diretamente com a mitigação da emissão de gases do efeito estufa.

Infográfico – Impactos ambientais do Projeto Recicla IAÔ – 2023

A exemplo, da iniciativa do projeto Recicla Iaô Verão cujo objetivo foi realizar a coleta seletiva solidária com a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de de materiais recicláveis autônomos de Salvador, destinando quase meia tonelada de materiais recicláveis de volta à cadeira produtiva da reciclagem, contribuindo de maneira direta para a redução dos impactos das mudanças climáticas, conforme o infográfico de impactos ambientais.

O projeto foi promovido pela ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, em parceria com a Fábrica Cultural e o apoio da Bamet Engenharia. Vale ressaltar que esse projeto conseguiu promover, de maneira inédita, a gestão de resíduos sólidos em grandes eventos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as de materiais recicláveis autônomos da capital baiana.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo