CAMA e Cooperativas de Catadores unem forças para promover inclusão socioeconômica nos festejos de Salvador

Lideranças debateram estratégias para garantir o Direito à Cidade desses profissionais

No dia 5 de setembro, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) promoveu um encontro significativo entre suas lideranças e representantes de cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis ​​de Salvador. Este encontro, que também contou com a participação de membros do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia , teve como objetivo principal discutir a inclusão socioeconômica desses trabalhadores e promover o respeito ao Direito à Cidade.

A reunião revelou um espaço de diálogo e colaboração, no qual todos os envolvidos participaram compartilhando experiências, ideias e estratégias para garantir que os catadores e catadoras de materiais recicláveis ​​não sejam apenas reconhecidos como agentes fundamentais na gestão ambiental da cidade, mas também tenham seus vidas melhoradas por meio de políticas inclusivas.

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia tem sido uma plataforma importante para unir vozes em prol desses trabalhadores que desempenham um papel vital na reciclagem e na preservação ambiental. Já o CAMA é conhecido por seu compromisso com questões de justiça social e igualdade.

Neste encontro frutífero, as lideranças reafirmaram seu compromisso em buscar estratégias que proporcionem condições de vida para as cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, ao mesmo tempo em que promovam uma cidade mais justa e sustentável para todos.

Essa inclusão socioeconômica é uma medida fundamental para iniciar a efetivação do plano de reconhecimento daquelas/es que prestam um grande serviço à comunidade e aos órgãos públicos, os catadores e catadoras.

É importante ressaltar também que a inclusão socioeconômica dos catadores não se limita apenas à sua participação na coleta dos materiais recicláveis durante os grandes eventos. É necessário também garantir condições adequadas de trabalho, remuneração e valorização, disponibilidade de equipamentos de proteção individual, capacitação profissional e acesso a benefícios sociais, durante todo o ano.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo