Na manhã desta terça-feira (17), o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) se reuniu com lideranças de associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis de Salvador, com o objetivo de planejar as ações de inclusão socioeconômica da categoria, durante os festejos de São João 2025, na capital baiana.
Durante o encontro, foram definidos os locais de atuação das equipes, os dias de atividades e o número de catadores(as) envolvidos na coleta seletiva durante o período junino, considerado um dos mais movimentados e de maior geração de resíduos no calendário festivo da cidade.

Estiveram presentes representantes das cooperativas e associações: Cooperes, Cooperbariri, CAEC, CRUN, Coleta Cidadã, Cooperlix, Cooperguary, Coocreja, Canore e Canarecicla. A reunião reafirma o compromisso coletivo com a valorização do trabalho dos catadores(as), a preservação ambiental, economia circular inclusiva e a promoção dos direitos humanos.
A ação também integra as estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas para a gestão de resíduos sólidos em Salvador, além de garantir condições mais dignas de trabalho e visibilidade para os profissionais que desempenham papel fundamental na cadeia da reciclagem.