Os resultados da 18ª edição do projeto Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente foram apresentados durante evento no dia 07/03, no Espaço Crescer na sede da SETRE.
Em 2023, o Projeto Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente chegou a sua 18ª edição. A iniciativa voltou a ocorrer depois de dois anos sem a festa. Assim como em anos anteriores, o principal objetivo do projeto foi fomentar e valorizar o trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos e cooperativados.
A ação tem como base as leis 12.305/10 e 12.932/14, que institui a política nacional e estadual de resíduos sólidos. Além de contribuir para a diminuição de impactos ambientais provocados pelos resíduos, também permite a estes profissionais uma renda através do reconhecimento de plásticos, garrafas PET e latinhas de alumínio, nos dias da folia. O evento teve como objetivo apresentar os resultados da 18ª edição do Projeto Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente e entrega do prêmio para os parceiros do projeto.
A atividade contou com a participação de integrantes das seguintes associações, cooperativas e organizações responsáveis pela execução do projeto: Cooperguary, Coleta Cidadã, Caec, Cooperbari, Cooperbrava, Coocreja, Camapet, Canore, Cooperes, Crun, Canarecicla, o Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. Também estiveram presentes o vice-governador do estado da Bahia, Geraldo Júnior, e da Professora Tatiana Veloso, presidente da VSB e primeira Dama do Estado.
Além disso, também participaram representantes dos apoiadores do projeto: Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional -CAR/SDR, da Prefeitura Municipal de Salvador, da AmBev, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público do Estado da Bahia, da Defensoria Pública da Bahia, da Defensoria Pública da União.
” É fundamental apresentar a importância desse projeto para a sustentabilidade na maior festa de Rua do planeta, por meio da reciclagem com a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis cooperativados e autônomos, além dos avanços e desafios que esses profissionais vivenciaram durante o carnaval de Salvador em 2023, a partir da execução da 18ª edição do projeto Eco Folia Solidária e projetar ações necessárias para melhorar ainda mais as condições de trabalho e renda dos catadores/as”, afirmou Joilson Santana, um dos idealizadores do projeto, coordenador executivo da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia.