Shopping baiano promove Semana Sustentável para celebrar Dia da Árvore

Semana sustentável traz exemplo de como o lixo pode se transformar em produtos e em arte/Foto: Divulgação

O Dia da Árvore será comemorado no sábado, 21 de setembro. Para marcar a importância da data, o Shopping Center Lapa, em Salvador, promove a Semana Sustentável, que conta com programação educativa.

Nesta quarta-feira (18) são realizadas rodas de bate papo sobre as experiências de desenvolvimento de projetos socioambientais e a apresentação do Case Costura Solidária e Sustentável e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O acesso é gratuito e as atividades se concentram no Espaço Aconchego do shopping, no piso L1, das 14h às 17h.

“Reunimos e apresentamos importantes cases sobre a coleta seletiva na Bahia capitaneada pelas cooperativas do CCRBa, com destaque para a coleta de eletroeletrônicos. Da mesma forma destacamos a reciclagem de garrafas pet em vassouras, o óleo em sabão, o design social de papel e lonas em arte. Esperamos que os exemplos apresentados na Semana Ambiental Center Lapa, possam colaborar com o engajamento da sociedade, inclusive em atendimento a Lei 12.305 [Lei dos Resíduos Sólidos]”, destaca o presidente da ONG Paciência Viva, Cláudio Deiró.

A Semana Sustentável segue até o próximo sábado (21), e tem também, como parte das atrações, uma exposição de arte produzida pela ONG Paciência Viva, a partir da reciclagem de papel, disponível para à visitação no horário de funcionamento do shopping. Durante toda a semana, o empreendimento tem programação com informativos, palestras e debates sobre sustentabilidade, reforçando o papel da reciclagem como agente transformador de realidades e de preservação da natureza.

Veja a programação abaixo (14h às 17h):

18/09 Quarta-feira

Temas das palestras e rodas de conversa:

– Cama: Experiências de desenvolvimento de projetos socioambientais, Por Joilson Santana (Coordenador de Projetos Socioambientais e Mestrando em Planejamento Ambiental) e Raimundo Nascimento (Mestre em Desenvolvimento Local)

– Case Costura Solidária e Sustentável e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), Por Ana Carine Oliveira (Bióloga e coordenadora do Projeto Costura Sustentável e Solidária do CAMA) e Andreia Araújo (Gestora Ambiental, integrante do Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA).

19/09 Quinta-feira

Temas das palestras e rodas de conversa:

– Gestão Social e abordagens jurídicas, por Professor Lucas Seara

– Administração de uma cooperativa (Camapet)

– Gerenciamento de um Galpão de Coleta Seletiva (Camapet)

– Case Eletrônico (Camapet)

20/09 Sexta-feira

Temas das palestras e rodas de conversa:

– Gestão de resíduos sólidos com inclusões socioeconômicas de catadores (as) de materiais recicláveis em grandes eventos, por Cama e CCRBA

– Case Ecofolia Solidária o Trabalho decente preserva o meio ambiente (CCRBA E Cama)

– Minha História conto Eu, por Cooperativas de reciclagem (Cooperes, Recicoop, Ccooperlix, Canore, Camapet, Coopmarc, Coocai, Sem Agreção)

21/09 Sábado

Temas das palestras e rodas de conversa:

– Show de encerramento

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Skip to content