Na tarde desta sexta-feira (28), o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) promoveu um treinamento para apresentação e uso do aplicativo RcyclaÊ, que permite computar em tempo real os dados do Reciclômetro e dos Ecoindicadores socioambientais.
O encontro contou com a participação de diversas associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, que acompanharam o passo a passo para utilizar a ferramenta tanto no navegador quanto no celular, além de aprender a realizar o cadastro dos geradores, pontos de coleta e eventos onde os materiais foram coletados.

“A gente já estava pensando como ia montar uma tabela, que incluísse essas coisas, muitas das informações que foram citadas no treinamento. Então o aplicativo chegou pra gente na hora certa, né? A gente já tinha a ideia e agora a gente tem a solução.” comentou Audirene Gomes, da cooperativa Recicla Ouro de Ourolândia.
Também foram realizados exercícios práticos para que os catadores e catadoras pudessem testar o aplicativo e tirar dúvidas de forma segura. “Estou muito feliz, gostei muito do RcyclaÊ. Fiquei encantado”, relatou Manoel Basílio, da Coocai.

O treinamento parte de uma iniciativa que visa fortalecer o uso do aplicativo por esses trabalhadores, permitindo que ampliem sua autonomia na gestão dos resíduos e organizem melhor seus dados de coleta. O RcyclaÊ é um aplicativo desenvolvido pelo CAMA com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), contribuindo para aprimorar o trabalho dos catadores e catadoras e garantindo mais transparência e precisão na destinação adequada dos resíduos.





















