Ação socioambiental inédita promove inclusão socioeconômica de catadoras(es) de materiais recicláveis na Bahia
A 14ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária que acontece de 13 a 17 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador ficará marcada por apresentações e promoções de alimentos saudáveis e demais produtos originários da agricultura familiar, de assentamentos da reforma agrária, e de povos e comunidades tradicionais e economia solidária de todo o estado.
Mais também por reunir de maneira inédita, no mesmo evento, os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados, integrantes de doze empreendimentos econômicos solidários: Canore, Camapet, Cooperes, Cooperbari, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla e Coleta Cidadã, para a execução do serviço de gestão dos resíduos sólidos em um grande evento.
A iniciativa de unir de maneira inédita, os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados para realização conjunta da ação denominada Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária, durante a 14ª edição da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária é do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), junto com 12 associações e cooperativas da capital baiana, que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC/BA). E conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Um central de apoio ao catador(a) foi montada em ponto estratégico da Feira para a realização da triagem e armazenamento de resíduos sólidos coletados durante o evento.
Esses profissionais realizam a coleta, utilizando sacolas retornáveis, produzidas de lonas (banners) reaproveitadas, feitas pelas costureiras do empreendimento econômico solidário, Costura Solidária Sustentável, apoiado pelo CAMA, a separação dos resíduos e a comercialização dos materiais recicláveis, garantindo a preservação do meio ambiente e a geração de trabalho e renda.