A iniciativa promoverá a coleta seletiva solidária através da inclusão dos catadores e catadoras autônomos de Salvador
Durante a Terceira edição do Mercado Iaô Primavera que será realizada no próximo domingo (29) na Ribeira em Salvador acontecerá mais uma vez a ação de sustentabilidade Recicla IAÔ Primavera, promovida pela ONG CAMA (Centro de Arte e Meio Ambiente), em parceria com a Fábrica Cultural.
No Recicla IAÔ Primavera, os catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos de Salvador, ou seja, aqueles que ainda não integram associações e cooperativas serão novamente os responsáveis pelo papel de protagonistas, evidenciando sua contribuição indispensável para a sustentabilidade do evento, reforçando sua importância na sociedade e meio ambiente.
A iniciativa desta ação é da ONG CAMA, que tem promovido de maneira inédita no país, a gestão de resíduos sólidos em grandes eventos com a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras autônomos de Salvador.
Para Ana Carine Nascimento, bióloga e coordenadora executiva da ONG CAMA “é importante consolidar por mais um ano a gestão de resíduos sólidos no território mais emblemático de Salvador, a Península de Itapagipe com a inclusão socioeconômica dos catadores (as) de Materiais recicláveis”, Ana ainda ressalta que tal metodologia pode ser aplicada nos mais diversos contextos.
Durante a realização do Mercado Iaô Primavera, o público poderá entregar os materiais recicláveis como: garrafas de pet e latinhas de alumínio, na central da coleta seletiva solidária, que será montada no local do evento. Além disso, os resíduos sólidos pós-consumo gerados pelo público também serão coletados pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos, utilizando as sacolas produzidas pelas mãos das mulheres do Costura Solidária Sustentável, outra iniciativa de sustentabilidade desenvolvida pela ONG CAMA, que transformam banners (lonas vinílicas) em lindas e resistentes bolsas, que podem ser utilizadas em qualquer ocasião, incluindo o momento da coleta seletiva. Depois, os materiais serão separados, passarão por uma cuidadosa gravimetria que pode ser acompanhada em tempo real e encaminhados novamente para a cadeia da reciclagem.
De acordo com Joilson Santana, catador de materiais recicláveis, pesquisador, Doutorando do PPGTAS/UCSAL, coordenador executivo da ONG CAMA e um dos idealizadores dessa ação, “o foco é contribuir com um evento sustentável, mas sobretudo destacar junto ao público a importância do trabalho dos catadores e catadoras para a promoção da reciclagem durante os grandes eventos, pois esses profissionais são essenciais para a economia circular inclusiva.