CAMA se reúne com coordenação do Programa Bahia Sem Fome para fortalecer ações contra a insegurança alimentar de catadores(as)

Na tarde desta segunda-feira, representantes do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) participaram de uma reunião com a coordenação do Programa Bahia Sem Fome, principal iniciativa do Governo da Bahia no enfrentamento à fome e à insegurança alimentar. O encontro contou com a presença de Ana Carine Nascimento, VSBA e CAMA e Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, e foi conduzido pelo coordenador geral do programa, Tiago Pereira.
A agenda teve como foco a construção de estratégias conjuntas para garantir o acesso a direitos básicos de catadores e catadoras de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade.

Para Joilson Santana, coordenador do projeto Cidadão do Meio, Cidadão do Mundo, realizado pelo CAMA e apoiado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o momento representou um passo importante para o fortalecimento do diálogo entre sociedade civil e poder público. “A agenda de hoje foi importantíssima para discutir a questão da insegurança alimentar dos catadores e catadoras, contando com a parceria fundamental do Programa Bahia Sem Fome, política pública promovida pelo Governo do Estado. Combater a fome é garantir direitos humanos e cidadania para esses homens e mulheres”, destacou.

O Programa Bahia Sem Fome tem como objetivo central combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de vulnerabilidade, articulando ações emergenciais e políticas estruturantes em todo o território baiano.

O coordenador geral do programa, Tiago Pereira, ressaltou a relevância da parceria e a prioridade dada pelo Estado à pauta. “Tratamos de ações emergenciais para assegurar o direito humano à alimentação, mas também de estratégias estruturantes para fortalecer a categoria dos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados no nosso estado. É uma prioridade do governo cuidar com zelo desse segmento tão importante. Nosso compromisso é viabilizar encaminhamentos e resultados concretos a partir desta agenda”, afirmou.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo