Coleta Seletiva Solidária, Reciclômetro e Ecoindicadores inéditos com uso do aplicativo RcyclaÊ

A edição especial Mercado IAÔ, realizada no último domingo (16), na Fábrica Cultural, na Ribeira, foi palco de mais uma ação do Recicla IAÔ, iniciativa do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), em parceria com a Fábrica Cultural. Durante todo o dia, catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos de Salvador conduziram a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no evento, reforçando a importância da inclusão socioeconômica e da valorização desses trabalhadores como protagonistas da economia circular na capital baiana.

A ação integrou coleta, triagem e pesagem dos materiais recicláveis entregues pelo público ou recolhidos no espaço, se tornando referência em sustentabilidade em grandes eventos culturais da cidade. Pela primeira vez, os trabalhadores utilizaram o aplicativo RcyclaÊ, tecnologia desenvolvida pelo CAMA com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que permitiu computar em tempo real os dados do Reciclômetro e dos Ecoindicadores socioambientais.

Resultados do Reciclômetro

Ao final do evento, o Reciclômetro registrou a seguinte quantidade de resíduos desviados de aterros e encaminhados para reciclagem:

Alumínio: 31,73 kg
Vidro: 19,94 kg
Plástico: 12,58 kg
Papel e papelão: 3,25 kg

Além disso, os Ecoindicadores apontaram benefícios ambientais significativos decorrentes da correta gestão desses resíduos:

519,6 kW de energia economizada
313,4 g de gases de efeito estufa evitados
16,7 L de petróleo poupado
350,2 L de água economizada
0,1 unidade de árvore poupada
0 m³ de espaço em aterro ocupado

Protagonismo dos catadores

Para o coordenador do projeto Cidadão do Meio, Cidadão do Mundo, Dr. Joilson Santana, a metodologia reafirma a capacidade técnica e social dos catadores autônomos na gestão de resíduos sólidos em grandes eventos. “O Recicla IAÔ é uma demonstração da capacidade dos catadores e catadoras autônomos de realizarem o gerenciamento de resíduos em eventos de grande porte. É uma tecnologia socioambiental construída por esses profissionais, que agora ganha ainda mais força com o aplicativo RcyclaÊ, gerando indicadores confiáveis e fortalecendo o trabalho desses trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Já a bióloga e Me. Ana Carine Nascimento destacou a importância da estreia do aplicativo na ação. “O RcyclaÊ reúne reciclômetro e Ecoindicadores, permitindo mostrar à sociedade o impacto da destinação adequada dos resíduos que passam pelas mãos dos catadores e catadoras. Essa edição marca um avanço importante para o fortalecimento do trabalho desses profissionais”, disse.

Compromisso socioambiental

Idealizado e executado pelo CAMA desde 1995, o Recicla IAÔ integra uma metodologia inédita no país ao unir gestão de resíduos, educação ambiental, geração de renda e garantia de direitos. A iniciativa também reforça os compromissos da organização com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a construção de uma Salvador mais justa, inclusiva e ambientalmente equilibrada. A ação do último domingo reafirmou o papel transformador do Recicla IAÔ, que segue ampliando o reconhecimento dos catadores e catadoras autônomos e estimulando o público a repensar hábitos de consumo e descarte.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo