CAMA participa de assinatura de Pacto Intergovernamental pelo Trabalho Decente no Carnaval de Salvador

O CAMA esteve presente, nesta sexta-feira, na cerimônia de assinatura do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval de Salvador.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer políticas voltadas à valorização do trabalho decente, à inclusão produtiva e à melhoria das condições laborais de trabalhadores e trabalhadoras que integram a cadeia produtiva do Carnaval, como cordeiros, ambulantes e catadores e catadoras de materiais recicláveis. O pacto reconhece o papel cultural, social e econômico do Carnaval, considerado Patrimônio Cultural de relevância nacional, e busca assegurar que todos os profissionais envolvidos na festa tenham acesso a condições dignas de trabalho e oportunidades de desenvolvimento.

A presença da ONG CAMA reforça o compromisso da organização com uma pauta que está entre as suas centralidades e também do Projeto Cidadão do Meio, Cidadão do Mundo: a garantia de direitos e a promoção do trabalho decente em diferentes contextos, especialmente nos grandes eventos populares da cidade.

Durante o evento, Ana Carine Nascimento, coordenadora executiva do CAMA, destacou que o Carnaval é um espaço de produção de cultura, geração de trabalho, renda e identidade, e ressaltou o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem a festa acontecer. Segundo ela, fortalecer políticas de trabalho decente nesse contexto é fundamental para garantir direitos, dignidade e valorização dessas pessoas.

Também participou da cerimônia Genilvaldo Nascimento, catador e integrante da Cooperguary, representante da categoria no evento, que ressaltou a necessidade de ampliar as ações do pacto para além dos circuitos oficiais, de modo que mais trabalhadores e trabalhadores sejam beneficiados e o trabalho decente alcance todos e todas que fazem parte do Carnaval.

Desde 2004, o CAMA, junto com catadores e catadoras de materiais recicláveis, desenvolveram uma tecnologia social, o Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, uma iniciativa pioneira de garantia de trabalho decente e de direitos socioambientais e inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis no Carnaval de Salvador.

O projeto se tornou referência nacional e é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma boa prática de inclusão produtiva e sustentabilidade em grandes eventos.

Com essa trajetória e participação ativa, o CAMA reafirma seu compromisso com a justiça social, a sustentabilidade e a promoção dos direitos humanos, fortalecendo parcerias que contribuam para um Carnaval cada vez mais inclusivo, justo e digno.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo