CAMA realiza oficina sobre associativismo e cooperativismo para catadores(as) de materiais recicláveis autônomos

Na última quinta-feira (18), catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos de Salvador participaram de uma oficina sobre associativismo e cooperativismo, realizada pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e conduzida pelo pedagogo Luis Reis. A atividade faz parte do projeto Cidadão do Meio, Cidadão do Mundo, que conta com o apoio do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos (MDHC), e tem como objetivo fortalecer a organização coletiva da categoria

Segundo o coordenador do projeto, Joilson Santana, a iniciativa busca garantir mais reconhecimento e oportunidades para os trabalhadores da reciclagem. “TNosso objetivo é fortalecer as organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis para a promoção da garantia dos direitos humanos e cidadania”, afirmou.

Durante a oficina, o pedagogo Luis Reis destacou a importância do aprendizado sobre as formas de organização coletiva. “A proposta é que possam entender melhor o que é uma associação, quais os trabalhos que uma associação pode fazer e, posteriormente, compreender o que é uma cooperativa, suas funções e objetivos”, explicou.

A atividade também gerou novos aprendizados entre os participantes. O catador Pedro João ressaltou a relevância do conteúdo. “Hoje eu aprendi várias coisas, que com certeza vou passar para meus amigos que trabalham junto comigo, para que possam também participar desses momentos com a gente”, pretende.

O projeto reforça a importância da organização coletiva para o fortalecimento da categoria, promovendo cidadania, inclusão social e valorização do trabalho dos catadores e catadoras na capital baiana.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo