CAMA participa de reunião do Comitê de Inclusão Socioeconômica dos Catadores(as) da Bahia

Na manhã desta quarta-feira (17), o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) esteve presente na reunião do Comitê de Inclusão Socioeconômica e Produtiva dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia (CIICS-BA). O encontro híbrido foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e reuniu representantes do governo estadual, associações, cooperativas e OSC, integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia.

A pauta girou em torno das ações das Secretarias do Estado da Bahia para fortalecer a inclusão socioeconômica de trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem. Entre os principais temas discutidos estiveram a efetivação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a logística reversa, a regulamentação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e estratégias de fortalecimento da coleta seletiva solidária.

Para Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, o espaço é fundamental para que políticas públicas avancem na prática. “A gente tá contribuindo para que as políticas apresentadas pelo comitê possam avançar na efetividade de garantir direitos para esses homens e mulheres que têm contribuído em todo o Estado com a preservação do meio ambiente a partir da coleta seletiva solidária”, destacou.

Já Vanuza Gazar, da coordenação do programa Recicle Já Bahia, enfatizou a importância da transparência na gestão. “Nós fomos convocados, cada secretaria, a prestar contas das atividades que estamos realizando. Então vamos apresentar, discutir e propor ações futuras”, explica.

Representando a Cooperativa Camapet, Michele Almeida ressaltou a expectativa do movimento em relação às respostas do governo. “Estamos aqui ansiosos para ouvir as demandas e as soluções que já tínhamos conversado com algumas secretarias, principalmente em relação ao relatório que está sendo avaliado”, cita.

O encontro reforçou a importância do diálogo entre catadores, poder público e sociedade civil na construção de soluções coletivas para a gestão sustentável de resíduos sólidos e para a valorização do trabalho realizado diariamente pelas cooperativas e associações em todo o estado.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo