CAMA realiza mais uma roda de conversa com catadores e com catadore(a)s autônomos e em situação de Rua de Salvador

Em mais um encontro, com catadores de materiais recicláveis autônomos e em situação de rua, a pauta foi a organização e valorização do trabalho. A equipe do CAMA realizou, nesta quinta-feira (11), mais uma reunião com catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos e em situação de rua de Salvador. O encontro ocorreu na sede do Projeto Levanta-te e Anda, e foi conduzido por Joilson Santana, coordenador do projeto.

A atividade discutiu formas de melhorias de condições de trabalho da categoria a partir da proposta de criação de uma central de valorização dos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e em situação de rua. Apresentada por Joilson, a ideia é estruturar um método dividido em etapas.

Foram iniciadas as discussões sobre os tipos de materiais recicláveis que poderão ser comercializados, as condições de venda, e pagamento pelos materiais. Para Andreval Bispo dos Santos, catador de materiais recicláveis autônomo e em situação de rua presente no encontro, a iniciativa contribui para fortalecer a atividade.

“Essa ONG é muito importante, porque ela vai nos empoderar (…) porque antigamente nós vinhamos catar materiais, e eu não sabia realmente a quem vendia e de que forma vendia. E com essa ação nós vamos poder aprender como selecionar nosso material, o lugar de vender. É um lugar que nós temos uma confiança de que estamos entregando nosso material para pessoas que têm respeito com o catador de material reciclável”, afirmou.

A ação integra o projeto Cidadão do Meio, Cidadão do Mundo: Fortalecendo as organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis para garantia de Direitos Humanos e Cidadania, realizado pelo CAMA e apoiado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo