CAMA promove oficina sobre combate à insegurança alimentar em parceria com Voluntárias Sociais da Bahia

Na tarde desta terça-feira (02), o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, realizou em sua sede a oficina “Estratégias de combate à insegurança alimentar e nutricional para catadores(as) de materiais recicláveis autônomos”.

A atividade reuniu profissionais da reciclagem em uma rica troca de saberes sobre práticas alimentares saudáveis, acessíveis e sustentáveis, ressaltando a importância da nutrição como caminho para mais qualidade de vida e garantia de direitos.

Cristiane Lopes, assistente social, destaca que a oficina integra as estratégias de garantia de direitos do projeto Cidadão do Meio, Cidadão do Mundo. “Essa ação faz parte de um conjunto de iniciativas que buscam fortalecer a cidadania e a inclusão de trabalhadores (as), da reciclagem, promovendo condições para uma vida mais digna.”

Para a nutricionista das Voluntárias Sociais da Bahia, Elisângela Conceição, a iniciativa representa a continuidade de um compromisso urgente e necessário: “Essa ação do CAMA é extremamente importante. Embora o Brasil tenha saído do mapa da fome, ainda enfrentamos diariamente o desafio da insegurança alimentar e nutricional. Estar aqui com esses profissionais reforça nossa convicção de que o alimento é a primeira condição para superar situações de vulnerabilidade.”

Já a diretora operacional das Voluntárias Sociais da Bahia, Sônia Rocha, destacou a força da união: “Essa parceria com o CAMA é fundamental. Seguimos juntas em ações concretas para combater a insegurança alimentar e garantir direitos, especialmente para pessoas que enfrentam tantas dificuldades na cadeia da reciclagem.”

Como conclusão, Ana Carine Nascimento, coordenadora executiva do CAMA, reforça a missão da organização. “Com ações como esta, o CAMA reafirma seu compromisso de garantir direitos fundamentais, mostrando que a alimentação vai além da nutrição, é uma ferramenta de cidadania, inclusão e dignidade para todos os profissionais da reciclagem.”

Segundo a nutricionista das Voluntárias Sociais da Bahia, Elisângela Conceição, a ação reforça um compromisso permanente. “Essa ação do CAMA hoje é extremamente importante, porque nosso país saiu do mapa da fome, entretanto, continuamos na luta contra a insegurança alimentar e nutricional. E a ação com os catadores e catadoras é justamente porque partimos do princípio de que o alimento é a primeira instância para sair da vulnerabilidade social”, destacou.

A diretora operacional das Voluntárias Sociais da Bahia, Sônia Rocha, ressaltou a relevância da parceria: “Estamos aqui nessa ação voltada para o combate à Insegurança Alimentar e Nutricional dos catadores e catadoras. Essa parceria com o CAMA é muito importante e seguimos juntas realizando atividades que garantem direitos”.

A oficina reforça a missão do CAMA de fortalecer a cidadania e promover dignidade, articulando ações que unem moradia, meio ambiente, alimentação e direitos sociais. A coordenadora executiva do CAMA, Ana Carine Nascimento, lembrou que a organização completa 30 anos de atuação em defesa de direitos. “Esse direito passa também pela alimentação. Queríamos proporcionar uma tarde diferenciada, em que pudéssemos, a partir da nossa alimentação, disponibilizar afeto, aprendizado e cuidado com cada um e cada uma”, afirmou.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo