CAMA participa de ação de combate à insegurança alimentar junto ao projeto Levanta-te e Anda e Voluntárias Sociais da Bahia

O Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) participou, nesta segunda-feira (25), de uma importante ação de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, realizada na sede do projeto Levanta-te e Anda, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A atividade teve como público principal catadores e catadoras de materiais recicláveis em situação de rua ou em processo de transição.

Segundo Ana Carine Nascimento, coordenadora executiva do CAMA, a iniciativa busca garantir o direito à alimentação saudável como parte essencial da dignidade humana. “Estamos promovendo, junto com as Voluntárias Sociais, uma ação de combate à insegurança pública e nutricional. A nossa perspectiva é que esses catadores possam ser beneficiados com essa ação de garantia de direitos, especialmente os direitos alimentares, que muitas vezes ficam invisibilizados quando falamos de direito à cidade ou à moradia”, afirmou.

A ação integra a estratégia contínua do CAMA de promover a segurança alimentar entre os catadores acompanhados pela instituição. A assistente social Cristiane Lopes destacou que essa pauta já atravessa o projeto cotidianamente. “Nos nossos encontros, a alimentação sempre é pensada de forma completa, como parte da segurança alimentar dos catadores. Hoje, aqui no Levanta-te e Anda, essa parceria se fortalece com uma ação direta, junto às Voluntárias e ao projeto, enfrentando a insegurança alimentar de quem está em situação de rua”, explicou.

A nutricionista Elisângela Conceição, representante das Voluntárias Sociais da Bahia, reforçou o caráter emergencial e transformador da ação. “Hoje estamos combatendo uma insegurança alimentar grave. O alimento garante um auxílio imediato e é o primeiro passo para que essas pessoas possam lutar por autonomia e buscar oportunidades para sair da situação de vulnerabilidade. Ninguém é morador de rua, e sim está em situação de rua. O alimento é a base para recuperar forças e buscar novos caminhos”, afirmou.

A agenda marcou mais um passo na construção de parcerias interinstitucionais voltadas à promoção de direitos e à redução das desigualdades sociais, com foco no atendimento às populações em situação de vulnerabilidade extrema.

Compartilhe:

Rede de Parceiros

Conheça os programas

Pular para o conteúdo